Tão logo descobri que meu tratamento para o câncer de mama exigia uma série de quimioterapias, fui orientada pelo meu oncologista Dr Raphael Brandão, á colocar um tipo de cateter para aplicar as quimioterapias por lá.
Os cateteres não são usados só nas quimioterapias, além do conforto e mobilidade que ele lhe dá, evita punções frequentes e é utilizado para tratamentos longos, ou tratamentos contínuos (24 horas a mais), alimentação parenteral, possibilidade de administração de vários medicamentos simultaneamente, enfim, são inúmeros os casos onde é essencial o uso de um cateter venoso como Port-a-cath.
Mas como funciona esse cateter chamado Port-a-cath?
Primeiro você precisa saber que a maioria das quimioterapias são administradas via intravenosa (direto na sua veia), certo? O probleminha é que alguns quimioterápicos tem efeitos tóxicos para as veias, e colocar uma grande quantidade de quimioterápicos nas nossas veias dos braços, por serem muito finas, pode causar flebites (inflamações nas veias), trombose venosa e até necrose quando eles extravasam das veias pelo braço.
O cateter do tipo Port-a-cath é implantado completamente sob o tórax ou braço durante um pequeno procedimento cirúrgico por um médico especialista nesse tipo de implante, como um cardiovascular. Ele consiste em um pequeno reservatório de plástico ou metal com um cateter inserido dentro de uma grande veia.
![]() |
| https://www.cancer.gov/publications/dictionaries/cancer-terms/def/port-a-cath |
Posso dizer que a cirurgia que implantei meu Port-a-cath foi a cirurgia mais tranquila que fiz. Tanto que tive alta do hospital no mesmo dia, e no outro dia já estava bem linda tomando minha primeira quimioterapia por ele. Não tive preocupação nenhuma, achei ótimo me livrar dos furos nas veias, já que minhas veias sempre foram difíceis de se achar. Alguns pacientes não implantam logo no inicio das quimioterapias, pois depende da quimioterapia que vai tomar e da reação que suas veias terão ao longo do tratamento. E tão logo paciente comece á apresentar alguma inflamação nas veias, o médico já indica o implante do cateter.

Nenhum comentário:
Postar um comentário