Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, mas não temos muito o que comemorar, já que o câncer é uma das doenças que mais matam no mundo. E talvez por isso, a maioria das pessoas que recebem o diagnóstico de câncer entram em parafuso, e se desesperam, afinal, todos conhecem alguém que já teve câncer, e a maioria só consegue se lembrar dos casos que foram fatais.
E quero lembrar-los que nesse exato momento que recebemos o resultado positivo, o apoio da família e amigos é fundamental. Bom, isso fez diferença para mim! Eu sempre fui forte em relação ao meu diagnóstico, e meu marido e minha família também não se desesperaram, pelo menos, não na minha frente. E foi esse o nosso combinado. Nada de tristeza perto de mim. Afinal, eu ainda estou viva, não tem porquê chorar na minha frente.
Mas tiveram aqueles que não souberam o que falar, ou os que disseram coisas que me machucaram. Como por exemplo, "tão nova para ter um câncer", "mas você se cuida tanto" ou "fulana que morreu, também tinha câncer de mama", mas enfim.. a maioria só trouxe exemplos de casos ruins. E se eu não estivesse bem psicologicamente? E se minha família só chorasse? E se ninguém tivesse me apoiado para correr atrás do tratamento? Como eu iria reagir á esses comentários?
Então como vocês esperam que uma pessoa tenha forças para combater um câncer, se tudo á sua volta transmite tristeza? E depois não adianta chegar na pessoa e pedir para ela ser forte, se nem você esta sendo!

Nenhum comentário:
Postar um comentário