22 de abril de 2018

Como cuidar da sua careca

Como sabem, logo nas minhas primeiras quimioterapias vermelhas, meu cabelo começou á cair.  E se você, assim como eu, resolveu raspar logo seus cabelos, durante o tratamento do câncer, então deve ter se perguntado: E agora? Lavo a cabeça todos os dias? Passo shampoo? E condicionador?
São questões que nós mulheres nos fazemos, pois éramos acostumadas com todo um ritual de lavagem das nossas madeixas, e agora que não temos mais elas, não sabemos o que fazer com aquela quantidade enorme de shampoos, condicionadores, cremes, hidratantes e óleos reparadores, que temos no nosso banheiro.
Bom, é chegada a hora de guardar todas essas coisas. Pois, seu cabelo vai crescer depois do tratamento, e ai você vai poder voltar a usar tudo. Mas agora os cuidados são com seu couro cabeludo.

Primeiro vamos para a questão da lavagem:
  • Lave com um shampoo neutro ou infantil: eles tiram a oleosidade do couro cabeludo, e aquele brilho, sabe? E deixa com um cheirinho bom! Fazer uma massagem na cabeça ajuda á relaxar e á tirar as dores.. (Eu costumo dizer que durante as quimios, sinto muitas dores nas carnes. Não sei se com vocês é assim!?).
  • Um pouquinho de condicionador: é bom passar se você tiver cabelos, mesmo que os fios estejam finos. E enxague bem para não ficar resíduos no couro cabeludo. Quando começar a crescer, seu cabelo virá bem fino, como uma penugem. Mas não se preocupe, depois das quimioterapias, ele virá mais forte e os fios mais grossos.
  • Evite tomar banho com a água do chuveiro muito quente, pois o calor demais pode ressecar muito toda sua pele, e ainda te machucar ou queimar, pois sua pele estará muito sensível nessa fase.
E por fim, não esqueça de se proteger com protetor solar ou usar lenços e chapéus.

Mesmo que você não tenha perdido os cabelos durante o tratamento, não faça nenhuma química neles, se o seu oncologista não autorizar. Lembre-se de que você está com a imunidade comprometida durante essa fase.

Durante as quimioterapias brancas (Taxol), normalmente os cabelos voltam á crescer, porém o meu protocolo era Carboplatina (eu tenho a mutação no gene BRCA 1)  associada com o Taxol, então eu fiquei completamente sem cabelos, e isso inclui cílios e sobrancelhas. Eles só voltaram á aparecer depois do fim das quimioterapias. Então tenha calma, pois essa fase passa e seus cabelos irão voltar á ser o que eram antes, ou até melhor.





4 comentários:

  1. Sempre fico muito feliz em ler seus texto! Pois sabiamente supera a cada dificuldade com alegria e força, e sabe como ninguém incentivar e enviar muita energia positiva! Então só posso desejar que continue a trilhar esse caminho de luz! Parabéns! Bjo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Dênia! Fico muito feliz por ter gostado! E fico mais feliz em saber que estou conseguindo tocar o coração de quem lê! Bjos!

      Excluir