Sabemos
que nossa pele é formada por milhares de células, e como o tratamento do câncer
envolve terapias que destroem as células, a nossa pele é diretamente atingida. E durante essa fase, elas levam um tempo maior para se reconstruir, assim como os
cabelos que demoram a crescer.
Algumas
pessoas não têm muitas alterações graves na pele, mas hoje vou explicar quais
alterações podem acontecer, e o que fazer se você tiver alguma delas. Então que
alterações são essas?
- Acne: para evitar, mantenha sempre seu rosto limpo e seco. Seu médico pode te indicar sabonetes e cremes próprios para o seu caso.
- Descamação nas mãos e pés: às vezes, não chegam á descascar, mas dá para perceber quando a pele começa á ressecar, podendo até coçar e pinicar o corpo todo. Nesses casos é bom usar um hidratante neutro ou á base de uréia, ou ainda um óleo de amêndoas durante o banho. E se você estiver com seu olfato sensível, compre os produtos infantis, pois tem cheiros mais suaves. No meu caso, acabei enjoando até desses cheiros, então experimentei usar produtos para gestantes, que são totalmente sem fragrâncias, até passar essa fase. Mas mesmo assim, eu sentia os cheiros deles, a solução foi revezar entre os produtos para bebês e os para gestantes, um dia um, outro dia outro.
- Erupções cutâneas: Aqui cabem as mesmas dicas que acabei de citar. Você também pode aplicar maisena (amido de milho) nos locais com essas reações.
- Sensibilidade ao sol: O principal é evitar o sol nos horários entre ás 10h e ás 16h. Não economizar no protetor solar e usar chapéus e lenços para proteger o couro cabeludo. Nos lábios use batons com manteiga de cacau e filtro solar também, isso evitará o ressecamento dos lábios. E caso esteja fazendo radioterapia, proteja a área da radiação solar, e não faça bronzeamentos. Coloque compressas geladas onde sua pele dói, e use roupas confortáveis de materiais leves.
- Sensibilidade na pele: É bom evitar produtos á base de álcool, como perfumes, colônias, loções ou pós-barba. Pois o álcool pode causar uma sensibilidade ainda maior na pele, e ressecar mais. Para mim, essa parte foi complicada, eu acabei enjoando do cheiro do meu perfume, então fiquei sem usar ele diretamente na pele, eu aplicava na roupa, e bem pouco.
- Vermelhidão na pele: Novamente, os banhos quentes devem ser evitados. Após o banho, secar a pele delicadamente, sem esfregar a toalha no corpo. Sabe aqueles hidratantes que falei? Aplique com sua pele ainda úmida, assim sua pele absorve melhor.
Caso você tenha alguma dessas alterações, ou outros tipos, converse com seu médico. Ele sempre deve ser informado, para poder te ajudar melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário